Acabei de ler uma dica de Montaigne sobre a importância do sofrimento.
"É necessário aprender a sofrer o que não há como evitar. Nossa vida, como a harmonia musical dos mundos, é composta de elementos contrários e tons variados: doces e estridentes, agudos e surdos, frágeis e graves. Que partido deles tiraria o músico que gostasse de uns e renegasse os outros? "
No mesmo sentido o amigo do passa...do, Heráclito de Éfeso alertou sobre a harmonia dos contrários (Panta Rei - tudo flui).
Algumas vezes escuto comentários sobre como as coisas poderiam ter sido, como deveriam ter agido, sobre as escolhas mal feitas... é sempre bom lembrar que os erros são essenciais para formação existencial da pessoa, graças ao erro que mais acerto hoje, basta ser sincero consigo todos os dias. Sempre sendo protagonista do palco de suas existências. O que aconteceu sempre tem alguma importância (para que sirva de aprendizado para que não ocorra mais, para que se repita por muitas vezes ou alguma outra explicação) e a vida continua, enquanto restarmos como habitante do plano terrestre, podemos continuar escrevendo da melhor forma sobre nossa aventura existencial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário