sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Trechos do livro Ética e vergonha na cara

Trechos

Clóvis: De certa maneira, essa potência oscila. Por exemplo, quando acordo de manhã, muitas vezes estou indisposto e sem nenhum tesão para a vida. Eu, que moro em São Paulo, saio de casa às seis e meia da manhã, um horário sem trânsito, e gosto das coisa que vou encontrando no caminho. Gosto do meu bairro. Durante todo o meu trajeto em direção à cidade Universitária, onde dou aulas, observo tudo o que me rodeia, tudo o que vai acontecendo, e sinto que melhora o meu estado vital, a minha energia vital. Já na Cidade Universitária, com seus grandes espaços, com suas grandes áreas, encontro-me com os alunos e começo a aula. Por volta das dez horas da manhã, estou em cima da mesa, gritando, cheio de entusiasmo (eu gosto muito do que falo, e isso não é arrogância, mas condição de bem viver. O que posso fazer se me encanto com as coisas que falo ?")

Pág. 14

O que aconteceu entre cinto e dez da manhã? Houve um evidente ganho de potência de agir. É o que Espinosa chama de alegria, passagem para um estado mais potente do próprio ser. E o mundo que encontrei foi um mundo alegrador. Determinou em mim um ganho de potência de agir. É claro que as coisas nem sempre continuam dessa maneira. Pode vir uma secretária enlouquecida me dizer que eu grito muito, que estou atrapalhando os outros professores, e minha potência de agir despenca. A isso chamamos de tristeza. Assim vou prosseguindo, e o mundo ora me alegra, ora me entristece, dependendo de como ele faz oscilar essa minha potência de agir.

Pág 15

Como Espinosa define esperança? É justamente um tipo particular de alegria. Não é uma alegria determinada por aquilo que encontramos no mundo, mas uma alegria determinada pelo que imaginamos dele. Espinosa chama essa esperança de paixão triste. E por quê? Porque, quando nos perdemos entre a esperança e o temor, que é a perda da potência determinada por um conteúdo de consciência, estamos perdendo a oportunidade de nos reconciliarmos com o real e de nos deixarmos alegrar ou  entristecer. Então, de certa maneira, esse é o grande problema do indivíduo que não espera o mundo chegar com sua carga de alegria ou de tristeza e acaba, de um modo ou de outro, antecipando e vivendo aquilo que Espinosa chama de flutuação da alma.

Pág 16

A ilusão moral do foco no resultado

Pág 19
Cortella: Na minha experiência como aluno que fui do ensino fundamental (na minha época denominado primário e ginásio, depois alterado para primeiro grau), eu tinha muito mais alegria ética, ou seja, o sentimento de manter a honra, por tirar 5,0 em português sem colar do que os 9,5 em história por ter conseguido acessar a página de cópia do antigo mimeógafo à tinta esquecido na secretaria onde a professora havia imprimido as provas. Havia muito mais alegria em obter 5,5 numa prova de matemática para a qual eu havia estudado no dia anterior - nota, portanto, advinda de esforço -, do que obter 7,0 ou ,0 copiando de um colega. Evidentemente que, embora em ambas as situações os resultados fossem diferentes, o resultado da cola aparecia como aquilo que hoje se deseja, que é o dar certo a qualquer custo. Portanto, foco no resultado. Ao passo que o outro resultado é o da alegria ética de não se envergonhar, de poder contar abertamente como aquela nota foi alcançada...

Qual é o resultado que torna justo o caminho?

pág 37

Clóvis: ...a reflexão sobre idealidades deve ser entendida sempre como norte, mas jamais como uma condição de possibilidade teórica.

domingo, 23 de novembro de 2014

Às vezes

Ás vezes (muitas vezes) tenho vontade de ter nascido no mesmo período de Mozart só para testemunhar sua arte.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

E a minha primavera?

Sou o ladrão de sorrisos.

Me incumbiram de ser o curinga para transformar tristeza em gentileza.

Mas e a minha primavera?

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Seguindo as emoções

"Eu já disse antes. A única maneira de ter uma boa vida é seguindo as emoções."
Heero Yuy

Scentio, ergo sum.
Sinto, logo existo.

O empirista, Heero.



domingo, 2 de novembro de 2014

Transformar tristeza em gentileza


Ultima semana do mangá que mais tive prazer em acompanhar. Essa foi a minha primeira foto usando minha capa da Akatsuki.

Uma coisa vou levar pra sempre: "Transformar tristeza em gentileza."

#Naruto




sábado, 1 de novembro de 2014

Devaneios

"é possivel
o eterno renascimento
do amor se convertendo em paixão
e paixão em amor"

"...acredito no renascimento do sentimento. Não sei como fazer esse processo, isso cabe as partes descobrirem sobre o prazer de se surpreenderem sempre um com o outro."
Sejamos Parlamento, jovens sonhadores.

Oportunidade de sua vida, você pode ter Sócrates, Platão e Aristóteles tudo em um...

Cerveja filosófica, discussão sobre a questão tecnicista e a morte da criatividade no trabalho. "o filósofo tem a capacidade de ter os pés de chumbo e às asas de pássaro"


O ideal varia (depende de você a valoração, dar a vida a ele). O universal haverá de ser o respeito pela opinião do próximo.


Acredite cegamente no outro alguém e ele se tornará sua religião.

Prezado Crentão:
Mesmo o capeta não é isento de penas e da culpa ao entrar para igreja.

Reclama de opressão da polícia portando a bandeira de Cuba?
Então vai viver tua ideologia de merda no país da sociedade oprimida.

"Estando sozinho em algum lugar você se obriga a pensar e se redescobrir."
Correspondências digitais

Outro dia senti saudade de minha maneira de escrever de outros tempos e pensei: "queria escrever de novo assim. Saudades do que eu era". No entanto, encontrei outro trecho (meu também) que diz "O que você era... Continua a ser. Não se pode fugir do ser. Ele não cessa, não deixa de ser. Você é e não é a todo instante. Harmonia dos contrários. Panta rei." Solucionada a questão.

...então passamos a ser o que tanto temos medo. Corpos ocupando espaço, sem o toque de criatividade, esperança, o que pensamos ser a nossa essência.

Ideal, plano além da física. Mundo das ideias. Coisa além. Deus em palavras.
Quanto mais nos aproximamos do ideal, melhor nos tornamos.

Teoria do mínimo levado ao extremo: sobre as necessidades biológicas, tercerizei a estagiária: vou beber água ou ir ao banheiro?

Teoria do esforço mínimo: comece algo e sempre finja que está trabalhando até realmente precisar faze-lo. Vai do mesmo princípio do quanto menos melhor!

Convite
Signore,
Vamos saudar os antigos deuses,
E os novos também,
Em algum lugar onde o sol possa
nos tocar diretamente,
Pode ser uma praça,
Basta um copo e o vinho,
O que vale é a graça
E a companhia de bons amigos.

O egoísmo do agente político existe porque:
...ta todo mundo ocupado demais com seus egoísmos.

Sobre o espaço (esses das relações humanas)
espaço
temos de sobra
planeta nosso é grande
e acima da nossa cabeça tem um Universo.

O que não falta é espaço.

Sobre a opinião do próximo e as pressões do mundo
Sabe mundo,
sou eu que sou
e não você que me é.

Acredito mais nos livros que nas pessoas. Posso acreditar no livro, nas pessoas não.

Mas as ideias são imortais, nem ligo muito pra quem escreveu e sim pra mensagem q passaram!

 

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Noite memorável

Certamente o caminho é mais divertido que o destino final. Finalmente estou a estudar p lograr êxito na advocacia e, eis que me encontro no mesmo ambiente de duas super pessoas, o meu prefeito querido Arthur Virgílio e o Ministro do Supremo tribunal Federal Luiz Fux. Tamo junto! ‪#‎TeamBalboa‬

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Petismo

Errar é humano. Insistir no erro é petismo.


Uma tarde na TV Senado

Uma tarde na TV Senado

Projeto de Lei de Conversão 15/2014 tramita agora no Senado, trata da desoneração da folha de salários de vários setores, entre outras medidas... e, em um artigo isolado, permite ao agente condenado por improbidade a parcela em até 15x do valor a ser ressarcido ao cofre público.

Oposição, junto até de Senador do PSOL na luta contra um único artigo (art. 35) este responsável pelo que foi citado acima, salientam sobre a importância de veto acerca deste dispositivo.

Então a maioria vota que SIM para continuar sem que o destaque deste art. retorne para apreciação da Câmara dos deputados em razão de celeridade.

O que isso quer dizer? A palavra final caberá a presidência da República.

A oposição está fazendo sua tarde e eu pelo menos estou acompanhando. Uma batalha por um simples artigo.








Assim é uma tarde na TV Senado.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sonho vermelho

Já tem nego falando sobre viver no sonho da separação do Nordeste do resto do Brasil...
Se liguem, petistas, a Venezuela já vive o sonho vermelho. Passem uma temporada lá e vivam a experiência de não ter papel higiênico e ter o privilégio de possuir apenas uma caixa de café por mês. Se essa merda separar mesmo então me mudo novamente.
Vão pra Cuba que pariu.



terça-feira, 7 de outubro de 2014

Retórica petista

Contextualização histórica não existe na retórica petista.

Logo, tive que aceitar este fato... Meu pinto na era FHC era menor que na temporada petista.

 Então o petista fala: "Você quer que isso volte?"

VOTE PT.

"Se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança… o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante"
Dilma, A PRESIDENTA












terça-feira, 16 de setembro de 2014

Confissões sensoriais parte 1

Texto salvo em alguma manhã de 2012 durante o horário de expediente.



Ode aos loucos

Também chamados de desajustados, rebeldes e criadores de caso.
Aqueles que vêem coisas de uma forma diferente.
Que não gostam de muitas regras e que não respeitam o status quo.
Você pode elogiá-los, discordar ou duvidar deles. Endeusá-los ou difamá-los.
A única coisa que não pode fazer é ignorá-los, pois eles provocam mudanças.
Eles inventam, imaginam, resolvem, exploram, criam e inspiram.
Eles obrigam a raça humana a evoluir.
Talvez, eles tenham que ser loucos. Que outra forma?
Como alguém poderia enxergar uma obra de arte em uma tela vazia?
Ou sentar em silêncio e imaginar uma música que nunca foi escrita.
Ou olhar a lua e imaginar uma estação espacial.
Alguns podem vê-los como loucos.
Prefiro chamá-los de empreendedores,
pois as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo,
são justamente as que o fazem.

domingo, 17 de agosto de 2014

Fragmentos de conversas do Pandion - 2012



Garoto diz: Acho legal a nossa relação.

Garota diz: por?

Garoto diz: Porque posso dizer que gosto de você. Adorar você. Não posso te ter, mas, posso descarregar
meus sentimentos, contar contigo (pois você está muito mais presente que meus amigos). Como um amor platônico, idealizo você. E, no final das contas, não posso lhe ter. Logo, saio e conheço outras. No entanto, dou a máxima importância pra você. Um amor contemporâneo. VIVA A TECNOLOGIA!



"se a gente seguir falando o quão especial somos um p/ outro
a sorte não vai ser o principal em nossa relação
pq o amor vai estar sendo exercido todos os dias
entendeu?"

quinta-feira, 24 de julho de 2014

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Promessa de amor

"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia..." Tim não disse uma verdade absoluta por um motivo em especial. Que a familia é a promessa de amor renovada a todo tempo pelo simples fato de estar na companhia. Eles nem foram e ja estou com saudades. ‪#‎amovoces‬ ‪#‎loveyou‬ ‪#‎Manaus‬

domingo, 13 de julho de 2014

Flalemanha

Alemanha mete 7 no Brasil. Solta mensagens de apoio ao povo do país do futebol. Torcida brasileira que começou gritando o hino e terminou xingando passa a torcer pela 'Flalemanha' e mesmo assim a soberba continua.

"Ainda somos penta." diz o povo.

Assim como no mma, "Minotauro é uma lenda". Só os mais tiozões que podem se vangloriar do passado.

Vale a pena lembrar o campeão do passado para este momento:

“Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’.” Stallone.

Foi a #CopaDasCopas, ótimos jogos e... #7x1 no cu do Brasil. E, espero que as vaias e indignação dos mais exaltados do começo da Copa reapareça no período das eleições.

Valeu, Argentina. #ForaPt #Nãofoi7x1

terça-feira, 8 de julho de 2014

Culpa é de quem?

Em 1998 a culpa foi do Ronaldo. Em 2006 foi o Roberto Carlos. 2010 foi culpa do Dunga chamado de burro junto do atual goleiro Julio Cesar. E agora a culpa foi de quem? Tem nem como culpar uma égua só pela burrada de levar 7, não?

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Fragmentos da Filosofia

"Sobre os deuses, não posso dizer nada, nem se eles são, nem se eles não são. Muitas coisas imedem de sabê-lo: em primeiro lugar, a obscuridade da questão, depois a brevidade da vida humana."
Protágoras

Qualquer florzinha é um mistério insondável. Mas por que querer que o desconhecido seja Deus?

Ateísmo em Apresentação da Filosofia



domingo, 22 de junho de 2014

Karatê Kid II - Mestre e discípulo

- Quando a vida parecer sem foco lembrar do essencial.
- Rezar?

- Respirar.

Conversa entre o mestre Miyagi e o discípulo Daniel.

Diálogo retirado do Karatê kid II - A hora da verdade continua

sábado, 7 de junho de 2014

segunda-feira, 2 de junho de 2014

De frente com Botão - Maurício Rua



De frente com Botão.

Apresentador:- Está no ar o programa, De Frente com Botão. Programa este que será transmitido mundialmente através do blog: http://botofilosofia.blogspot.com.br/. Nosso primeiro convidado é nada mais nada menos que a estrela: Mauricio Rua. Sujeito que fez sucesso nas baladas de Campo Grande. Seja bem vindo, senhor Maurício.

APLAUSOS DA PLATÉIA.

Rua:- Obrigado pelo convite, Botão. Mas se liga... Precisa me chamar de senhor Rua não... Isso meio que nos distancia saca?

Apresentador: - Tudo bem então, Rua. Iniciaremos a série de perguntas, por favor, responda da forma mais resumida possível, use uma palavra se puder. Okay?

Rua:- Tamo junto.

Apresentador:- Uma mulher e sua razão de ser.

Rua:- Miesha Tate. Porque nunca a terei, logo, não me machucarei.

Apresentador:- Um homem.

Rua:- Eu. Venho antes do mundo porque não sou Edmundo.

Apresentador:- Desejos.

Rua:- São muitos. Tem tantas garotas que se pudesse, e multiplicaria pra namorar todas.

Apresentador:- Tudo ou nada?

Rua: - Tudo e nada. Jogar arriscando enquanto jovens sempre. Tempus fugit.

Apresentador:- Futuro.

Rua:- Futuro é agora. Minha vida é a sucessão de presentes. Já considero uma dádiva estar vivo.

Apresentador:- Copa do Mundo.

Rua:- David Luiz. Ninguém passa por ele no videogame.

Apresentador:- Deus.

Rua:- Humanidade. Céu estrelado sobre mim, lei moral dentro de mim.

Apresentador:- Inferno.

Rua:- Eu. O inferno é a ausência de controle sobre as coisas.

Apresentador:- Música.

Rua:- Vida. É arte que suaviza a existência.

Apresentador:- Paixões. Nesta está permitido alongar na resposta.

Rua:- Fapar e café. Adoro me sentir “intenso”. O mundo já está cheio de gente meio termo. Hoje mesmo aprendi a fazer café, aliás, depois posso passar a receita do meu “Café Lyoto”. Fapar é necessário, vital. O homem quando aprender a fapar passa a ter uma mulher para a vida toda.

Apresentador:- Estamos quase no fim, Rua. Só tenho mais uma pergunta, nesta você pode responder usando mais palavras. Preparado?

Rua: - Me chama que eu vou.

Apresentador:- Mande uma mensagem pra galera sobre as coisas que você considera mais importantes para a vida. Fale do jeito que preferir.

Rua:- Bem... Sigo o que sinto. Os sentidos são falhos. No entanto, são sinceros. Acredito na verdade do momento. Acredito que um segundo numa troca de olhar, beijo roubado possa tornar-se imortal dentro de si. Possuo pessoas que se tornaram Deuses pra mim. Lógico que não posso determinar as razões do Universo... Mas, sou juiz de mim. Tenho bons amigos que moram comigo. Dentro de mim. Scentio, ergo sum.

Apresentador:- Obrigado, Rua. É sempre um prazer falar com pessoas autênticas. Desejo sorte em sua aventura. Este foi Maurício Rua no De Frente com Botão. Até a próxima. Sempre no http://botofilosofia.blogspot.com.br/. Onde um mundo é narrado.

APLAUSOS DA PLATÉIA E O CONVIDADO ACENA.

Patrocinado por:

Café Lyoto, Igrejas FAP, #Mechamaqueeuvou Eventos.




terça-feira, 20 de maio de 2014

Formas de prazer

Todos os dias assisto pela rede social o embate sobre qual o melhor caminho, sendo eles: "#esmagaquecresce e #projetoleitura". Nem sei ao certo qual a nominação desses hashtags. Sem adentrar no mérito da questão, vale salientar que ambos são formas de prazer. Conheço tantas pessoas que adoram atividades físicas assim como ler um livro. Um promove a melhoria estética e o outro intelectual, ambos melhoram a pessoa. Neste caso, vale lembrar aquele velho Princípio ensinado em alguma aula de Direito Administrativo, Princípio da Razoabilidade associado com respeito.

O lance é não ficar esperando a vida passar pra voce não acabar como a Macabeá (que lembrou de estar viva no momento de morrer).





sexta-feira, 16 de maio de 2014

Boto "The Contender" Balboa

Em uma conversa informal com um amigo aquático, nasceu uma boa analogia entre o sistema de "ascensão" do Ultimate e a vida de um boto.

"No UFC, os novatos costumam pegar lutas mais fáceis. Começam de baixo até chegarem ao topo e ter a chance de disputar o título de campeão da categoria. Mesmo o boto ao adentrar em águas desconhecidas há de obedecer a hierarquia capturando os pequenos peixes. Alguns se tornam campeões com mais facilidade e rapidez. Já tive bons title shots... Mas continuo a ser um Contender."

Pode ser Piracema, mas, a ordem tem de ser seguida. Um passo de cada vez. No entanto, se surgir uma oportunidade (grande luta), o jeito é partir pro ataque.

Scentio, ergo sum.

#Boto
#Filosofia
#UFC
#Piracema
#mechamaqueeuvou




domingo, 27 de abril de 2014

sábado, 19 de abril de 2014

Pequena retrospectiva 2012

Vou seguir a tendência pelo dia de hoje e mandar um salve pra galera que deposita esperanças num amanhã melhor, no pessoal das frases de auto ajuda que detém a fórmula da felicidade, aos julgadores da vida alheia.

Minha felicidade reside na sucessão de presentes, o tempo todo, a vida!

31.12.2.12


Acredite cegamente no outro alguém e ele se tornará sua religião.
27.12.2012

O ideal varia (depende de você a valoração, dar a vida a ele). O universal haverá de ser o respeito pela opinião do próximo.
20.12.2012

Cerveja filosófica, discussão sobre a questão tecnicista e a morte da criatividade no trabalho. "o filósofo tem a capacidade de ter os pés de chumbo e às asas de pássaro".
19.12.2012

A mulher perfeita existe! Beethoven sabia disso, amava a ideia de idealização de sua mulher e, portanto, nunca a tivera. Tal mulher, se olharmos em sentido semelhante só modelo da pirâmide de Hans Kelsen estaria acima ainda da Constituição. Para Platão, restaria no mundo das idéias. Logo, elas existem, só não temos acesso a elas neste plano.
12.12.2012

Sobre a solidão

Mozart foi incompreendido por algum tempo, um maestro de seu tempo com sua percepção mágica sobre a musica. Andava só com seu talento extraordinário.

Schopenhauer experimentou o sofrimento humano indo aos extremos através da solidão.
""A solidão concede ao homem intelectualmente superior uma vantagem dupla: primeiro a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros. Esta última será altamente apreciada se pensarmos em quanta coerção, quantos estragos e até mesmo quanto perigo toda a convivência social traz consigo. "

Nietzsche preferiu estar só e produziu material filosófico indo muito além de seu tempo. No romance "Quando Nietzsche chorou", abdicou da companhia do bom amigo para que seu filho Zaratustra nascesse apenas da razão.

Beethoven encontrou-se sozinho após a surdez, a revolução musical com a 5ª Sinfonia. Com a surdez e o isolamento, o músico disse que conseguia escutar a 'voz de Deus' através de sua alma.
Para nós, pobres mortais, anônimos do Universo, temos que amar estarmos sós, na paz de nossa própria companhia para então passar a buscar o próximo. Grandes coisas podem surgir de um coração tranquilo consigo.
11.12.2012

O belo não tem padrão e nem forma definida. Basta olharmos pro céu em sua bela desorganização que sorrimos.
11.12.2012

Uma coisa bela não precisa de regras.
11.12.2012

Difícil encontrar um meio termo na contemplação entre o rio e o céu.
30.11.2012

Do filme que estava assistindo "voce gosta se música?" Perguntou o menino. E a garota respondeu "voce gosta de respirar?". E Nietzsche pensou "a vida sem música seria um erro".
30.12.2012

....eu me tornei
um ladrão de sorrisos
não posso mais desistir do que mais gosto de fazer.
19.11.2012

"Os livros que lemos, os filmes a que assistimos, as pessoas que entram e saem da nossa vida, as decepções, os golpes da vida, os êxitos, as derrotas, as coisas que aprendemos, as experiências, tanto as boas quanto as ruins, isso tudo vai nos modificando. E a pessoa que sai da faculdade não é mais a mesma que entrou. A pessoa que teve um filho não é mais a mesma que o concebeu. A pessoa que se divorcia não é mais a mesmo que se casou. E pessoa que acabou de ler um texto marcante, profundo, não é mais a mesma que começou a ler. "

O rio que escorre de Raul Nepomuceno
http://www.ojardim.net/2012/11/o-rio-que-escorre.html
19.11.2012

Permito-me conversar, caminhando com outros caminhantes ou sozinho. Converso sobre o passado. Gosto das recordações. Aí está um grande segredo, recordar. Quase tudo já aconteceu de outra maneira. Mas já aconteceu. Recordar é retornar o aprender. A insistência nos mesmos erros é ocasionada pela falta de recordação.
Os erros podem nos viciar.

Sócrates e Thomas More - Correspondências imaginárias
Chalita
22.11.2012

Estágio

Com duração de um ano prorrogável por igual período. Assim é a legislação quanto ao cargo mais disputado no mundo pelos jovens estudantes, aprendizes, enfim, pessoas que queiram aprender a trabalhar com o ofício que estudam e se preparam para a vida.

Sobre o meu estágio no Tribunal de Justiça, tenho certeza que trabalhei com melhor time (me aceitaram como sou em inteiro teor), adorei cada segundo conversando com cada um de vocês, saio daqui com a sensação de dever cumprido (principalmente por ter contribuído na felicidade de maneira especial a cada um).

Termino este mini-discurso, pequeno em extensão, mas de imensa gratidão. Citando um professor que mora em mim, o saudoso Clóvis de Barros:
"Os happy hours deveriam ser celebrados nas segundas-feiras às oito da manhã, quando as pessoas iniciam as atividades".
Clóvis de Barros em A vida que vale a pena ser vivida.

Segui bem o ensinamento do meu amigo Clóvis e posso afirmar que cada manhã neste gabinete foi como um happy hour. Quando gostamos de algo, não é trabalho e sim happy hour. Horas felizes que tive com vocês.
15.10.2012

"já que sou, o jeito é ser"
Macabéa
30.09.2012


















 




quinta-feira, 17 de abril de 2014

Conversinha com mama

Eu: 'Mãe, não sei pra q ter um feriado santo se nem é comprovada a existência do fato. A lei do evolucionismo é comprovada e nem por isso temos um feriado em homenagem a transição do macaco p homem.' Mãe: "não enche o saco, menino." 

sábado, 12 de abril de 2014

Prece do Ateu

Prezado, Universo.

Quero agradecer por seu acidente cósmico ter gerado todas as condições necessárias para que minha existência esteja hoje celebrando o simples fato de estar vivo. Obrigado por manter afastado a confusão estelar, sou morador da periferia galática e amo minha galáxia, abençoada seja a terra com todo seu processo evolutivo.


Em nome do sistema Solar, da Via Láctea, Da Terra.

Amém.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ensaio sobre o Ser.

Ensaio sobre o ser.

Hoje fui pego pela curiosidade, esta que acompanhou Sofia, Sócrates e tantos outros entusiastas pelo conhecimento no mundo. Motivado por um primo, iniciou-se uma série de ensaios acerca de algumas “verdades”. Nessa esteira:

E se...

A não ocorrência do fato Jesus Cristo fosse comprovada.

Sócrates fosse um alterego de Platão.

Fosse desconstruída a eficácia dos produtos Herbalife.



Uma pergunta não tem nada haver com outra, todavia, fazem parte do grupo de “verdades”. Jesus Cristo é egoísta, roubou a cena de antigos deuses e se tornou o Senhor com mais fiéis sendo forte até os dias de hoje. Sócrates mesmo sem ter escrito um livro continua a despertar a maiêutica e a vontade do conhecimento nos inquietos pelo saber. Herbalife é garantia de sucesso tanto para o vendedor quanto para consumidor que obtém resultados satisfatórios em pouco tempo.

E se algumas das verdades pré estabelecidas e pouco questionadas fosse desconstruída?

Uma noite, enquanto assistia a um programa ouvi a seguinte pergunta: “E se a figura de Jesus Cristo não tivesse existido (caso a ciência comprove a sua ausência de existir) ?

Aquilo era apenas um comercial, no entanto, foi suficiente para fazer ecoar a pergunta por horas em minha mente. Hoje resolvi “viajar” com calma e vontade sobre isso.

Acredito que de nada mudaria, uma vez que a fé vai além da razão. Uma pessoa que passa grande parte do tempo lendo sobre mesmo material (um crente com a bíblia) torna-se um tecnicista no assunto. Logo, acho que o mesmo seria indiferente em relação a qualquer fundamento em sentido contrário.

Quanto a Sócrates, tive a oportunidade trocar ideia com meus antigos amigos da Filosofia e chegamos a conclusão que nada mudaria, o conhecimento e as ‘raízes’ já foram fincadas firmemente pelo antigo grego. No máximo, os troféus históricos de Sócrates seriam passados a Platão (seu sucessor).

Em relação ao Herbalife, me pego como exemplo. Se funciona, então por que não seguir/usar?

Fato é que o Universo não dá a mínima para nossa existência e, muitos de nós somos indiferentes as possibilidades. Pegamos um homem, este se tornou Deus, adquiriu super poderes e hoje é idolatrado (salve, salve). O que dá sentido a vida são nossas emoções, é muito mais suave viver por algo do que morrer por nada (pafraseando Rambo).

Nós moramos na periferia da galáxia, longe do turbilhão de acontecimentos cósmicos que rola no centro da Via-Láctea onde alguns cientistas dizem existir um buraco negro massivo onde o resplendor de toda matéria é sugado e jogado em algum outro lugar do Cosmo (todavia, alguma informação persiste. Einstein).

O entusiasmo que vem das estrelas em pensar o quão pequeno que somos e quantas milhões de possibilidades existe só em nossa galáxia, não consigo me ‘aquietar’ com alguma verdade humana (dessa de caráter absoluto).

Vale lembrar também Kant nesse momento, em que trouxe o elemento divino do Deus construído pela Igreja ao homem cheio de ‘moral’ baseado em seus conceitos de Imperativo onde é alcançado o status do homem de, medida de todas as coisas, tal qual Protágoras na Grécia Antiga falou.

“Qualquer florzinha é um mistério insondável. Mas por que querer que esse mistério seja solúvel na fé?”
Apresentação da Filosofia, Comte-Sponville.

Segue em anexo, a situação que ilustra caso os homens soubessem da “Verdade” acerca de tudo que acreditam.


Sapere Aude à todos.



















segunda-feira, 10 de março de 2014

Doença do mundo

Mundo que sofre por ausência de gentileza é doente também por falta de altruísmo.


http://www.dicio.com.br/altruismo/

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O esteta playboy

O legal de ler livros de Filosofia é que geralmente não possui roteiros.

Logo, segue em anexo um trecho bacana do livro "Os filósofos e o amor" referente ao dinamarquês Soren Kierkegaard.

"Pois Kierkegaard não ignora que o amor sensual não passa de "de um desmaio no tempo", assim como a música, que "não existe, a não ser no instante em que é tocada"

(...)

O homem da estética deve então escolher: ou permanecer na submissão ao demônio do desejo, ou exercer sua liberdade para mudar de modo de existência e realizar o salto para outra esfera. A situação é bem conhecida dos jovens que caem apaixonados e interrogam-se sobre um possível futuro a dois.

-

Seria a linha que separa algo trivial de uma relação séria (após a fase esteta vem a fase ética, o status "namorando").

Kierkegaard aparentemente não viveu nenhuma grande aventura, mas, criou pseudônimos que lembram os "playboys" de hoje (vide Don Juan, protagonista da fase estética).

Para ilustrar o exemplo de um esteta, Lorenzo Carvalho.





domingo, 9 de fevereiro de 2014

Imortalidade do amigo

Lendo este livro "A culpa é das estrelas" me fez lembrar de um amigo querido que não mais habita o plano terrestre (ou não).

A saudade do amigo lembrado é a vida que continuar a existir dentro de nós.

sábado, 18 de janeiro de 2014

A saudade prevista

A saudade prevista

#Recordaréviver

#Antestardequenunca

Clichês são verdades do senso comum, sentimento universalizado. Tais frases parecem gritar dentro de mim, o desejo de outrora parece pequeno perto dos amigos e pessoas queridas que o mundo costuma presentear aos que falam com coração.

Sofrimento antecipado é o alerta que vem de dentro. Filmes que visitam a memória por poucos segundos, flashs de momentos eudaimônicos e... Pessoas que surgem para alegrar o final do filme (mas será realmente o final?).

Presentearam-me com o mais belo apelido, Ladrão de sorrisos. 

Ladrão que só obtêm êxito porque tem a melhor plateia, os bons amigos.

O hashtag que deixo aos amigos é,

#Mechamaqueeuvou


E eu venho mesmo.




quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Mudanças

A ordem do mundo consiste nas mudanças.

Tudo flui disse Heráclito. Nem para os peixes o mar continua o mesmo. Nosso país corre perigo de permanecer estagnado em vários setores por ausências de mudanças. A relação duradoura pode vir a ser extinta por ausência de movimento. Todos somos reféns de diferentes cavernas, mesmo o sujeito que se diz 'mais livre' também é habitante de alguma caverna.

Há tantos ditados nesse sentido propagados em massa em diferentes redes sociais e tão poucas mudanças na atitude. A liberdade verdadeira é a mesma idealizada por Platão mas, não vamos esperar morrermos para pensar em mudanças, não?

No relacionamento viciado, vale a pena mudar a janta, o travesseiro, os apelidos...
Na política, vale a pena votar no novo ou no menos pior. Só não rola ficar em cima do muro.
Mesmo na playlist, ás vezes é bom adotar novas canções.

Parafraseando Tim Maia:
 "A vida como uma onda no mar."

sábado, 11 de janeiro de 2014

Saudade atemporal

Não sinto saudades de quem ainda posso me comunicar.

Pra tudo tem conserto (cabe apenas a você continuar sofrendo por algo). Só a morte que não deixa opções, o que resta é a saudade.

Saudade atemporal, saudade musical. Personalidades que transcendem suas existências.





http://www.youtube.com/watch?v=xPxG8z3ge74