domingo, 27 de abril de 2014

sábado, 19 de abril de 2014

Pequena retrospectiva 2012

Vou seguir a tendência pelo dia de hoje e mandar um salve pra galera que deposita esperanças num amanhã melhor, no pessoal das frases de auto ajuda que detém a fórmula da felicidade, aos julgadores da vida alheia.

Minha felicidade reside na sucessão de presentes, o tempo todo, a vida!

31.12.2.12


Acredite cegamente no outro alguém e ele se tornará sua religião.
27.12.2012

O ideal varia (depende de você a valoração, dar a vida a ele). O universal haverá de ser o respeito pela opinião do próximo.
20.12.2012

Cerveja filosófica, discussão sobre a questão tecnicista e a morte da criatividade no trabalho. "o filósofo tem a capacidade de ter os pés de chumbo e às asas de pássaro".
19.12.2012

A mulher perfeita existe! Beethoven sabia disso, amava a ideia de idealização de sua mulher e, portanto, nunca a tivera. Tal mulher, se olharmos em sentido semelhante só modelo da pirâmide de Hans Kelsen estaria acima ainda da Constituição. Para Platão, restaria no mundo das idéias. Logo, elas existem, só não temos acesso a elas neste plano.
12.12.2012

Sobre a solidão

Mozart foi incompreendido por algum tempo, um maestro de seu tempo com sua percepção mágica sobre a musica. Andava só com seu talento extraordinário.

Schopenhauer experimentou o sofrimento humano indo aos extremos através da solidão.
""A solidão concede ao homem intelectualmente superior uma vantagem dupla: primeiro a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros. Esta última será altamente apreciada se pensarmos em quanta coerção, quantos estragos e até mesmo quanto perigo toda a convivência social traz consigo. "

Nietzsche preferiu estar só e produziu material filosófico indo muito além de seu tempo. No romance "Quando Nietzsche chorou", abdicou da companhia do bom amigo para que seu filho Zaratustra nascesse apenas da razão.

Beethoven encontrou-se sozinho após a surdez, a revolução musical com a 5ª Sinfonia. Com a surdez e o isolamento, o músico disse que conseguia escutar a 'voz de Deus' através de sua alma.
Para nós, pobres mortais, anônimos do Universo, temos que amar estarmos sós, na paz de nossa própria companhia para então passar a buscar o próximo. Grandes coisas podem surgir de um coração tranquilo consigo.
11.12.2012

O belo não tem padrão e nem forma definida. Basta olharmos pro céu em sua bela desorganização que sorrimos.
11.12.2012

Uma coisa bela não precisa de regras.
11.12.2012

Difícil encontrar um meio termo na contemplação entre o rio e o céu.
30.11.2012

Do filme que estava assistindo "voce gosta se música?" Perguntou o menino. E a garota respondeu "voce gosta de respirar?". E Nietzsche pensou "a vida sem música seria um erro".
30.12.2012

....eu me tornei
um ladrão de sorrisos
não posso mais desistir do que mais gosto de fazer.
19.11.2012

"Os livros que lemos, os filmes a que assistimos, as pessoas que entram e saem da nossa vida, as decepções, os golpes da vida, os êxitos, as derrotas, as coisas que aprendemos, as experiências, tanto as boas quanto as ruins, isso tudo vai nos modificando. E a pessoa que sai da faculdade não é mais a mesma que entrou. A pessoa que teve um filho não é mais a mesma que o concebeu. A pessoa que se divorcia não é mais a mesmo que se casou. E pessoa que acabou de ler um texto marcante, profundo, não é mais a mesma que começou a ler. "

O rio que escorre de Raul Nepomuceno
http://www.ojardim.net/2012/11/o-rio-que-escorre.html
19.11.2012

Permito-me conversar, caminhando com outros caminhantes ou sozinho. Converso sobre o passado. Gosto das recordações. Aí está um grande segredo, recordar. Quase tudo já aconteceu de outra maneira. Mas já aconteceu. Recordar é retornar o aprender. A insistência nos mesmos erros é ocasionada pela falta de recordação.
Os erros podem nos viciar.

Sócrates e Thomas More - Correspondências imaginárias
Chalita
22.11.2012

Estágio

Com duração de um ano prorrogável por igual período. Assim é a legislação quanto ao cargo mais disputado no mundo pelos jovens estudantes, aprendizes, enfim, pessoas que queiram aprender a trabalhar com o ofício que estudam e se preparam para a vida.

Sobre o meu estágio no Tribunal de Justiça, tenho certeza que trabalhei com melhor time (me aceitaram como sou em inteiro teor), adorei cada segundo conversando com cada um de vocês, saio daqui com a sensação de dever cumprido (principalmente por ter contribuído na felicidade de maneira especial a cada um).

Termino este mini-discurso, pequeno em extensão, mas de imensa gratidão. Citando um professor que mora em mim, o saudoso Clóvis de Barros:
"Os happy hours deveriam ser celebrados nas segundas-feiras às oito da manhã, quando as pessoas iniciam as atividades".
Clóvis de Barros em A vida que vale a pena ser vivida.

Segui bem o ensinamento do meu amigo Clóvis e posso afirmar que cada manhã neste gabinete foi como um happy hour. Quando gostamos de algo, não é trabalho e sim happy hour. Horas felizes que tive com vocês.
15.10.2012

"já que sou, o jeito é ser"
Macabéa
30.09.2012


















 




quinta-feira, 17 de abril de 2014

Conversinha com mama

Eu: 'Mãe, não sei pra q ter um feriado santo se nem é comprovada a existência do fato. A lei do evolucionismo é comprovada e nem por isso temos um feriado em homenagem a transição do macaco p homem.' Mãe: "não enche o saco, menino." 

sábado, 12 de abril de 2014

Prece do Ateu

Prezado, Universo.

Quero agradecer por seu acidente cósmico ter gerado todas as condições necessárias para que minha existência esteja hoje celebrando o simples fato de estar vivo. Obrigado por manter afastado a confusão estelar, sou morador da periferia galática e amo minha galáxia, abençoada seja a terra com todo seu processo evolutivo.


Em nome do sistema Solar, da Via Láctea, Da Terra.

Amém.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ensaio sobre o Ser.

Ensaio sobre o ser.

Hoje fui pego pela curiosidade, esta que acompanhou Sofia, Sócrates e tantos outros entusiastas pelo conhecimento no mundo. Motivado por um primo, iniciou-se uma série de ensaios acerca de algumas “verdades”. Nessa esteira:

E se...

A não ocorrência do fato Jesus Cristo fosse comprovada.

Sócrates fosse um alterego de Platão.

Fosse desconstruída a eficácia dos produtos Herbalife.



Uma pergunta não tem nada haver com outra, todavia, fazem parte do grupo de “verdades”. Jesus Cristo é egoísta, roubou a cena de antigos deuses e se tornou o Senhor com mais fiéis sendo forte até os dias de hoje. Sócrates mesmo sem ter escrito um livro continua a despertar a maiêutica e a vontade do conhecimento nos inquietos pelo saber. Herbalife é garantia de sucesso tanto para o vendedor quanto para consumidor que obtém resultados satisfatórios em pouco tempo.

E se algumas das verdades pré estabelecidas e pouco questionadas fosse desconstruída?

Uma noite, enquanto assistia a um programa ouvi a seguinte pergunta: “E se a figura de Jesus Cristo não tivesse existido (caso a ciência comprove a sua ausência de existir) ?

Aquilo era apenas um comercial, no entanto, foi suficiente para fazer ecoar a pergunta por horas em minha mente. Hoje resolvi “viajar” com calma e vontade sobre isso.

Acredito que de nada mudaria, uma vez que a fé vai além da razão. Uma pessoa que passa grande parte do tempo lendo sobre mesmo material (um crente com a bíblia) torna-se um tecnicista no assunto. Logo, acho que o mesmo seria indiferente em relação a qualquer fundamento em sentido contrário.

Quanto a Sócrates, tive a oportunidade trocar ideia com meus antigos amigos da Filosofia e chegamos a conclusão que nada mudaria, o conhecimento e as ‘raízes’ já foram fincadas firmemente pelo antigo grego. No máximo, os troféus históricos de Sócrates seriam passados a Platão (seu sucessor).

Em relação ao Herbalife, me pego como exemplo. Se funciona, então por que não seguir/usar?

Fato é que o Universo não dá a mínima para nossa existência e, muitos de nós somos indiferentes as possibilidades. Pegamos um homem, este se tornou Deus, adquiriu super poderes e hoje é idolatrado (salve, salve). O que dá sentido a vida são nossas emoções, é muito mais suave viver por algo do que morrer por nada (pafraseando Rambo).

Nós moramos na periferia da galáxia, longe do turbilhão de acontecimentos cósmicos que rola no centro da Via-Láctea onde alguns cientistas dizem existir um buraco negro massivo onde o resplendor de toda matéria é sugado e jogado em algum outro lugar do Cosmo (todavia, alguma informação persiste. Einstein).

O entusiasmo que vem das estrelas em pensar o quão pequeno que somos e quantas milhões de possibilidades existe só em nossa galáxia, não consigo me ‘aquietar’ com alguma verdade humana (dessa de caráter absoluto).

Vale lembrar também Kant nesse momento, em que trouxe o elemento divino do Deus construído pela Igreja ao homem cheio de ‘moral’ baseado em seus conceitos de Imperativo onde é alcançado o status do homem de, medida de todas as coisas, tal qual Protágoras na Grécia Antiga falou.

“Qualquer florzinha é um mistério insondável. Mas por que querer que esse mistério seja solúvel na fé?”
Apresentação da Filosofia, Comte-Sponville.

Segue em anexo, a situação que ilustra caso os homens soubessem da “Verdade” acerca de tudo que acreditam.


Sapere Aude à todos.